O ozônio (O3 ou oxigênio triatômico) foi descoberto no século XIX, é um composto que está na atmosfera, um gás instável e reativo de cor predominantemente azul, com propriedades oxidantes, bactericidas, fungicidas e virucidas.
É um gás que se tornou muito importante para a indústria, essencial nos processos de tratamento de água.
Confira a seguir!
Formação do ozônio
O O3 é formado pela adição de um átomo de oxigênio à molécula diatômica de oxigênio (O2), que pode ser produzido naturalmente como resultado de relâmpagos (descarga elétrica) ou radiação ultravioleta, como mostra a figura 1.
Sintetizando, este gás é o resultado de uma descarga elétrica na molécula de oxigênio (descarga por efeito corona), e ao ter seus átomos dissociados, o átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).
O Ozônio não carrega elementos tóxicos, portanto, não deixa resíduos tóxicos ao ser usado no tratamento de água, em cujo processo tanto age com rapidez como se decompõe com a mesma velocidade.
Ozônio e o tratamento de água
O tratamento de água é um processo que retira todos os elementos contaminantes que podem transmitir bactérias e diversas doenças. Esse tratamento purifica a água, sendo o ozônio um dos produtos utilizados para este fim.
O ozônio foi descoberto em 1840 pelo pesquisador alemão Dr. Christian Friedrich Schoenbein, e em 1893 foi inaugurada a primeira instalação industrial no tratamento de água de consumo humano, na Holanda.
As técnicas de ozonização evoluíram, foram aprimoradas e, hoje, temos aparelhos ozonizadores cada vez mais modernos e eficientes.
É comprovada a eficácia do Ozônio de romper a parede celular de bactérias e fungos, tornando os microorganismos prejudiciais inativos. Em comparação com o cloro, por exemplo, a oxidação do ozônio atinge 1,5 vezes mais poder.
É um excelente “destruidor” de compostos orgânicos e de patógenos e não é tóxico – é seguro, mais saudável e não poluente, se utilizado de forma correta e segura.
A dosagem de ozônio depende do objetivo da sua aplicação e também da qualidade em que se encontra a água em seu estado bruto, do teor de material orgânico presentes na água a ser tratada (coliformes fecais, totais, organismos patogênicos etc.).
Vantagens do ozônio
O O3 traz uma série de vantagens em relação a outros produtos utilizados para o tratamento de água, entre eles podemos destacar:
- Alta capacidade de desinfecção, com baixo tempo de contato com os agentes infectantes, por ser muito rápido e eficaz. Elimina vírus e bactérias mais de 3 mil vezes mais rápido que o cloro.
- Redução de odor, sabor e coloração em águas infectadas.
- Capacidade de romper a parede celular de bactérias e fungos, inativando os micro-organismos prejudiciais à saúde.
- Tratamento de bactérias da água e limpeza de centrais de abastecimento hídrico.
- Purificação da água da indústria farmacêutica.
- Purificação da água usada na criação de peixes (aquicultura).
- Desinfecção da água de aquários e piscinas.
- Alta capacidade de degradação de cloramina, uma substância formada pela ação do cloro em contato com a sujeira da água.
- Elimina todos os tipos de impurezas, como hidratantes, suor, urina e fluidos corporais em geral, óleos, filtros solares, maquiagens e bronzeadores, entre outros.
- O ozônio volta a se tornar oxigênio ao se decompor, não deixando resíduos na água ao oxidar as impurezas, nem qualquer tipo de odor.
Potente e eficaz
As unidades de ozônio ProMinent são utilizadas para o tratamento de água potável e águas residuais, tratamento de águas na indústria alimentícia e de bebidas, no tratamento de águas de aquário e piscinas e no tratamento de águas de refrigeração e de processos.
Como o agente oxidante mais forte que pode ser usado no tratamento de água, o ozônio é particularmente adequado para remover poluentes, cores, odores e sabores. Além da oxidação, o ozônio também oferece uma desinfecção eficaz.
Durante a produção e utilização de ozônio são gerados claramente menos subprodutos prejudiciais ao meio ambiente do que outros meios de desinfecção e oxidação comparáveis.
Devido à sua elevada reatividade, o ozônio se decompõe na água de volta à sua forma original de oxigênio em poucos minutos.
Sobretudo, que a utilização do ozônio não elimina a necessidade da filtração da água com o uso do filtro de carvão ativado, que é o componente capaz de eliminar o cloro e o ozônio.
Gostou do conteúdo? Cadastre-se e receba nossa Newsletter.
Os especialistas da ProMinent desenvolvem soluções personalizadas e específicas de acordo com a necessidade de cada Cliente e o resultado disso são diversas aplicações e inúmeros projetos ao redor do mundo.
Entre em contato e saiba mais!