Esse tipo de tratamento é recomendado para indústrias que utilizam a água para troca de calor com seus fluidos de processo.
Essa água circula num sistema fechado sendo resfriada pelo ar da torre, tendo uma pequena parcela reposta devido às perdas por evaporação.
É importante que se tenha um cuidado para que as impurezas provenientes dessa reposição de água não se concentrem no processo e para que a água devidamente tratada não permita o crescimento de micro-organismos patogênicos, como a legionela.
Torre de resfriamento
A definição de torre de resfriamento, também conhecida como torre de refrigeração ou arrefecimento, trata-se de um dispositivo utilizado para remoção de calor do processo. Para isso, a água é utilizada para resfriar o fluido de processo e o ar atmosférico é utilizado para manter essa água fria.
Geralmente, de pequenas a gigantescas, em altura e comprimento, são encontradas em refinarias de petróleo, indústrias químicas, estações de energia, bem como em refrigeração de edifícios.
Essas torres têm um papel importantíssimo, pois garantem o pleno funcionamento dos equipamentos, não sobrecarregando-os a ponto de correr o risco de redução de produtividade e de sua vida útil, além de custos com manutenção.
Como funciona?
A água já aquecida pelo fluido de processo é bombeada para dentro da torre de resfriamento e despejada pelo sistema de distribuição, o qual permite que a água seja bem espalhada e tenha uma grande área de contato com o ar.
A torre possui aberturas laterais que favorecem a sucção e entrada do ar frio que, ao ter um tempo de contato com a água quente, permite a troca de calor entre eles.
O resultado é que ao final do processo, a temperatura da água de saída é menor que a temperatura de entrada. Essa água fria entra em contato com o fluido do processo, troca calor e volta quente para a torre de resfriamento, onde se inicia o processo novamente.
Para que ocorra esse tratamento, é necessário monitorar alguns parâmetros como condutividade, ORP, pH, e relacionar essas informações ao controle de válvulas e dosagem de químicos, como biocida, anti-incrustante, ácido ou base e oxidantes.
Torres de resfriamento de fluxo cruzado ou de contrafluxo
- Fluxo cruzado:
- O fluxo ar é direcionado perpendicularmente ao fluxo da água, entra em um ou mais faces verticais da torre de resfriamento para atender ao material de preenchimento.
- A água flui verticalmente para baixo no preenchimento enquanto o ar flui horizontalmente.
- O fluxo de água atravessa o preenchimento por gravidade.
- Contrafluxo:
- A água flui verticalmente para baixo no enchimento enquanto o ar flui verticalmente para cima.
- O fluxo de ar é diretamente oposto ao fluxo de água.
- A água é pulverizada através de bicos pressurizados e flui para baixo através do preenchimento, em oposição ao fluxo de ar.
Por que tratar a água para torres de resfriamento?
As vantagens de manter o monitoramento e controle da qualidade da água de resfriamento são:
- Aumento da vida útil do equipamento.
- Aumento de eficiência no processo produtivo.
- Inibição do crescimento e presença de bactérias e micro-organismos.
- Diminuição de substâncias corrosivas.
- Diminuição do uso de energia e paradas técnicas.
- Eliminar as ocorrências de arrastes de água.
- Evitar a formação de incrustações.
- Transferência de calor constante e eficiente.
- Evitar entupimento, rompimento ou furos nas tubulações de processo.
Gostou da leitura?
Se estiver interessado em tratamento de água de torre de resfriamento e quiser obter mais informações, entre em contato com a nossa equipe.
Telefone: (+55 11 4750-1162)
Email: prominent-br@prominent.com
A Prominent oferece um tratamento personalizado e oferece soluções eficientes para o seu negócio!