dezembro 15, 2022

Processo Produtivo na Indústria Cerâmica

O processo de fabricação de cerâmica possui diferentes etapas, dentre elas, temos a preparação da matéria-prima e também da massa para a formação das peças, além do tratamento térmico e a fase final de acabamento. Nesse processo produtivo, uma dosagem precisa de matérias-primas e aditivos é fundamental para atender com rigor aos padrões preestabelecidos. Continue a leitura para conhecer mais sobre esse processo e como atender com excelência as normativas da cadeia produtiva com as melhores tecnologias em dosagem.

A Indústria Cerâmica

Cerâmica é um produto bastante antigo, a arqueologia descobriu peças de cerâmica de 24,5 mil anos a.C. A história registra o uso da cerâmica pelo homem em seu cotidiano desde o período Neolítico, 10 mil a 5 mil anos a.C. 

Como se vê, é um material tão antigo e tão presente, com uma importância inquestionável por suas propriedades e aplicações, cuja utilização vai da construção civil à manifestação artística. 

A cerâmica tornou-se um produto de grande importância para a economia, um segmento de destaque por sua participação no PIB nacional e presença no mercado internacional, com significativos números em termos de exportação. 

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres – Anfacer (2022)

“O Brasil é 3º maior produtor e o 7º maior exportador de cerâmica do mundo, com vendas para mais de 110 nações [e ocupa a 2ª posição em consumo no mundo]. 

Em 2021 o volume das exportações brasileiras foi de 130,3 milhões de metros quadrados, o equivalente ao faturamento de US$ 488,1 milhões.

As exportações brasileiras tiveram como principais destinos: América do Sul (50,8%), América do Norte (24,6%),América Central (19,9%) e Europa (2%).”

A indústria brasileira de cerâmica mostra-se cada vez mais com destaque em âmbito internacional – seja pela exportação, bem como a participação e promoção de eventos internacionais, entre outras ações que destacam o Brasil no ranking mundial de maior produtor de cerâmica. (Revista Ceramic World Review, 2022)

Tipos de cerâmica

Há dois tipos básicos – a cerâmica tradicional, que é utilizada em revestimentos diversos, de uso mais comum (tijolos, azulejos, pisos, peças de decoração etc.); e a cerâmica avançada, que em um estado de pureza maior que o tipo tradicional.

Sendo classificadas como: terracota que é uma argila cozida em forno; a cerâmica vidrada (ex.: azulejo); e a grês, feita de pasta de quartzo (silício), feldspato (potássicos), argila (argilominerais) e areia. Em cuja fabricação podem ser adotados aditivos naturais ou sintéticos, incrementando suas propriedades. 

Temos os segmentos de cerâmica vermelha (tijolos, telhas, etc.), branca (louças sanitárias, de mesa etc.); materiais de revestimento (azulejo, porcelanato, piso etc.); materiais refratários; abrasivos; vidro, cimento e cal.

Processo produtivo na indústria cerâmica

“Atualmente, existem aproximadamente 5.600 cerâmicas e olarias no Brasil. O setor produz cerca de 2.554.202.000 telhas cerâmicas, 5.702.479.000 blocos e 1.526 toneladas de tubos por mês. Isso representa o total de 8.256.681.000 desses produtos produzidos mensalmente no país. E o segmento não para de crescer.” (Revista Anicer, 2022)

A indústria produz pisos, azulejos, revestimentos, telhas, lajes, tijolos, entre outros produtos, como as cerâmicas tecnológicas e as utilizadas em produtos artesanais – dos mais simples ao luxo – para decoração de ambientes, da indústria de cerâmica artística. 

A matéria-prima natural é encontrada em recursos geológicos, na natureza, depois de mineradas, são transformadas em misturas desagregadas ou moída (beneficiamento). 

O processo produtivo pode, então, utilizar matéria-prima tradicional (natural), assim como fazer uso de material sintético para a produção da massa cerâmica. 

Essa massa combina a matéria-prima com água e aditivos específicos e o produto é classificado conforme sua função. 

Basicamente, sua produção envolve a moldagem da argila hidratada, que depois passa por um processo de secagem e eliminação de água para encarar altas temperaturas a fim de ganhar rigidez e resistência. 

São geralmente realizadas análises químicas nos produtos cerâmicos, acabados ou não, com a finalidade de saber que elementos estão presentes e a estrutura do material. 

Ao longo do processo produtivo, há uma etapa fundamental que é a de dosagem de aditivos, que deve seguir com rigor as formulações. 

De modo geral, as massas podem ser classificadas em:

  • Suspensão, também chamada barbotina, para obtenção de peças em moldes de gesso ou resinas porosas.
  • Massas secas ou semissecas, na forma granulada, para obtenção de peças por prensagem.
  • Massas plásticas, para obtenção de peças por extrusão, seguida ou não de torneamento ou prensagem.

Os métodos mais usados para a formação de peças envolvem: colagem ou fundição, prensagem, extrusão e torneamento. 

O tratamento térmico compreende as etapas de: secagem para evitar defeitos nas peças; e queima, para que o produto adquira sua propriedade final e o resfriamento. 

Processos de dosagens na Indústria de Cerâmica

Da argila ao produto final, a produção cerâmica passa por processos de dosagens, e a ProMinent ressalta a necessidade de atenção quanto à escolha das bombas, principalmente quando se trata de produtos abrasivos. 

Os abrasivos podem causar danos e desgastes frequentes se não estiverem trabalhando com bombas específicas, gerando altos custos com manutenções frequentes, além da falta precisão nas dosagens mais exigentes.

A dosagem de barbotina, neste segmento, é um exemplo de produto abrasivo que necessita de precisão para garantir a qualidade do produto final. 

Para produtos altamente corrosivos, as bombas da ProMinent dispõem de um revestimento no corpo da bomba, além do dispositivo de ruptura de mangueira, para parada imediata de dosagem, evitando vazamentos e acidentes.

São utilizados para:

  • Dosagem de dióxido de manganês
  • Dosagem de carbonato de bário
  • Dosagem de permanganato de potássio
  • Dosagem ou transferência de barbotina
  • Dosagem ou transferência de caulim

As Bombas Dosadoras Peristálticas ProMinent são soluções ideais para a dosagem ou transferência de líquidos, possuem mangueiras de alto desempenho com excelente vida útil e ampla compatibilidade química, principalmente quando se trata de fluidos de alta exigência como abrasivos, viscosos, sensíveis ao cisalhamento e os que desprendem gases.

Entre em contato com a equipe ProMinent, tire todas as suas dúvidas e saiba em que podemos ajudar: (11 3192-2932) ou CLIQUE AQUI 

gua de refrigeração, a água de piscinas públicas, particulares e também a água de processo e de produto em aplicações industriais.

CONHEÇA TAMBÉM

TECNOLOGIA DE DOSAGEM

TECNOLOGIA DE PROCESSO

TECNOLOGIA DE MEDIÇÃO E CONTROLE

TECNOLOGIA DE TRATAMENTO E DESINFECÇÃO DE ÁGUA

Leave A Comment

Ir ao Topo