Esta válvula é responsável por regular oscilações e aumento do nível de pressão (flutuações) dentro de um sistema, de modo a garantir a permanência de níveis adequados durante a operação.
As válvulas reguladoras de pressão são utilizadas para reduzir a entrada de fluído ou químico e limitar a pressão máxima de um sistema, ou regular a pressão de vapor a um nível jusante predeterminado com maior segurança.
Tipos de válvulas
- Válvula de ação direta: opera com vapor, ar comprimido, líquidos e gases; reduz a pressão do óleo antes do ponto de instalação no sistema; mais compacta, deve ser instalada perto de onde será usada; sua regulagem pode ser feita sempre que houver necessidade; sua vazão será constante conforme sua programação.
- Válvula proporcional: opera com mecanismo automático; não há molas ou parafusos para regulagem, há um pistão flutuante que se move conforme as mudanças do fluxo fluído e sua quantidade; mediante consumo, seu movimento provoca uma mudança na pressão levando o pistão a movimentar-se na mesma direção do fluxo do fluido; não há regulagem, não há também uma precisão na pressão de saída e há perdas variantes conforme o fluxo do fluido.
- Válvula pilotada: conta com um piloto redutor ajustável, que reage mediante qualquer variação; esse piloto tem um diafragma com pressão de mola na parte superior e pressão de saída inferior; essa válvula reduz a pressão de entrada a pressão constante de saída sem diferença para as mudanças de vazão e pressão da unidade hidráulica
Para que servem as válvulas?
Conforme o tipo de válvula, essa pressão é estabelecida por ajustes de pressão na válvula ou por um sensor externo. Sendo utilizadas em residências, comércio, indústrias e empresas em geral.
Em alguns casos essa válvula permanece aberta para que a pressão excedente do sistema tenha vazão, para evitar flutuações de pressão. Também são aplicadas no sentido de diminuir a pressão para que o ar constante no sistema não seja perdido.
Sistema regulador de pressão
As válvulas são usadas para obter uma distribuição de carga de pressão mais próxima da distribuição de carga de pressão ideal.
O sistema regulador de pressão compõe-se de um elemento de restrição, um de carga e um de medição:
- Elemento de restrição: a válvula fornece restrição variável ao fluxo de pressão.
- Elemento de carga: responsável por aplicar a força requerida pelo elemento de restrição, sendo carregamento passível de ocorrer por uma mola, um peso ou por um atuador de pistão ou de diafragma combinado com uma mola.
- Elemento de medição: indica se o fluxo de entrada é o mesmo que o fluxo de saída.
Uma válvula reguladora de pressão de ação precisa e confiável é usada para manter uma pressão a jusante predefinida, independentemente das flutuações de pressão a montante. São usadas na maioria dos sistemas hidráulicos industriais.
Suas funções são:
- Válvula de segurança
- Válvula de sequência
- Válvula de descarga
- Válvula redutora de pressão
- Válvula de frenagem
- Válvula de contrabalanço
Concluindo
As válvulas reguladoras de pressão compõem parte do sistema hidráulico, devem estar presente nesses sistemas de modo a garantir de forma contínua e automática a segurança de todos os componentes.
Sua presença controla a pressão, a direção e o volume de fluidos em qualquer sistema e protege todos os equipamentos e dispositivos contra sobrepressão e a segurança dos operadores dos equipamentos. Com ela, os equipamentos funcionam melhor e de maneira correta e terão uma vida útil maior.
A ProMinent fornece soluções completas, eficientes, seguras e de alto desempenho e todo suporte técnico com cobertura global.
Pressões elevadas não são um problema para a tecnologia de dosagem quando existe algo a mais para vencê-las. As bombas de dosagem de diafragma hidráulicas da ProMinent trabalham com um fluido hidráulico para vencer esta contrapressão. As vantagens são visíveis a curto prazo.
O controle hidráulico das bombas dosadoras hidráulicas ProMinent é muito preciso e requer pouca manutenção. As membranas são duráveis e permitem uma dosagem permanentemente precisa e segura.
Também proporcionam uma segurança máxima. Possuem válvula reguladora de pressão na unidade hidráulica, como proteção contra sobrecarga no cabeçote de dosagem. As membranas multicamadas estão equipadas de série com sinalização de ruptura da membrana. Por isso, não existe o risco de os fluídos dosados se misturarem ao óleo hidráulico.
Entre em contato e saiba como podemos ser parceiros para que você possa tirar o melhor proveito dos seus sistemas e garantir-se contra riscos em suas áreas industriais.
Os nossos consultores técnicos terão o maior prazer em lhe informar detalhes dos nossos produtos e suas possibilidades de aplicação.
Aproveite e cadastre-se para receber nossa Newsletter.