Qualquer local físico em uma instalação industrial que abriga o potencial de explosão devido à presença de material de processo inflamável é chamado de local perigoso ou classificado.
É um espaço considerado perigoso, que pode conter uma atmosfera explosiva ou se formar tal atmosfera numa proporção que pede precauções, essa atmosfera pode ser formada por gases ou vapores inflamáveis, poeira combustível, líquidos inflamáveis, fibras inflamáveis, entre outros.
Essas áreas são classificadas por Zonas, as quais sofrem influência da ventilação local, ou seja, uma ventilação ruim pode aumentar a Zona em um nível. Uma ventilação adequada, uniforme, de 12 trocas de ar por hora, sem estagnação, é suficiente para evitar combustão.
Nessas áreas não são permitidos equipamentos elétricos, uma vez que muitos dos equipamentos elétricos podem representar um risco de incêndio ou explosão em áreas perigosas, devido a faíscas geradas pelo acionamento ou devido ao calor gerado pelo equipamento elétrico.
Classificação do grupo de equipamentos
Equipamentos do Grupo I – são aqueles usados em operações subterrâneas, como minas.
Equipamentos do Grupo II – são os aplicados às indústrias de processamento de superfície. As indústrias petroquímica, química, farmacêutica e alimentícia são indústrias de processamento típicas.
Como se classificam as áreas industriais?
Essas áreas são definidas conforme a probabilidade de presença de materiais como gás ou poeira perigosos, em quantidades que podem se transformar em explosivos ou inflamáveis.
Há vários exemplos de indústrias com áreas consideradas perigosas, classificadas com base no grau de liberação de material perigoso, por exemplo:
Materiais líquidos, vapores e gases inflamáveis
Classificados como Zona 0, Zona 1 e Zona 2:
- Fábricas de produtos químicos
- Fabricantes de tintas
- Estações de tratamento de esgoto
- Plantas de fabricação e processamento de gás
- Armazenamento e distribuição de gás
- Instalações de reciclagem de óleo
- Fabricantes de fibra de vidro e vidro
Materiais como poeira combustível
Classificados como Zona 20, Zona 21 e Zona 22:
- Fabricantes de fertilizantes
- Armazenamento de fertilizantes
- Moinhos de farinha
- Padarias industriais
- Serrarias
Zona 0 – Área em que um gás combustível estará presente continuamente – nela, uma atmosfera explosiva de gás está presente continuamente ou por longos períodos.
Zona 20 – Área em que a poeira combustível estará presente continuamente.
Zona 1 / Zona 21 – Área em que está presente uma substância perigosa ou inflamável ou espera-se que esteja presente intermitentemente por longos períodos de tempo (ou o tempo todo) – nela, uma atmosfera explosiva de gás é provável de ocorrer em operação normal.
Zona 2 / Zona 22 – Área em que substâncias perigosas e/ou inflamáveis só estão presentes em condições anormais – nela, uma atmosfera explosiva de gás não é provável de ocorrer em operação normal e, se ocorrer, existirá apenas por um curto período de tempo.
Concluindo
É importante atentar-se à identificação de perigos e áreas perigosas, onde há possibilidades de explosão ou incêndio.
É necessário encontrar o equilíbrio entre a presença de um ambiente explosivo e inflamável em uma área e os limites prescritos para sua classificação.
Os equipamentos instalados nesses locais devem considerar essa questão de riscos durante as operações normais, de rotina, de modo que seja minimizado ao máximo, garantindo, assim, a segurança dos operadores, dos equipamentos e da instalação como um todo.
A ProMinent fornece soluções completas, eficientes, seguras e de alto desempenho e todo suporte técnico com cobertura global.
Entre em contato e saiba como podemos ser parceiros para que você possa tirar o melhor proveito dos seus sistemas e garantir-se contra riscos em suas áreas industriais.
Os nossos consultores técnicos terão o maior prazer em lhe informar detalhes dos nossos produtos e suas possibilidades de aplicação.
Aproveite e cadastre-se para receber nossa Newsletter.