dezembro 7, 2022

O que é ORP e como ele se relaciona com a medição de cloro

ORP – o que significa?

Oxydation Reduction Potential significa Potencial de Oxidação/Redução, em português, cuja sigla é ORP, também chamado de Redox – trata-se de um parâmetro utilizado para medir a relação/capacidade de oxidação ou de redução de substâncias.

Ou seja, é uma medição eletrônica em milivolts (mV) da capacidade de uma substância química de oxidar ou reduzir outra substância química. E ocorre na natureza um processo chamado oxirredução (ou redox), em que há uma transferência de elétrons. O elemento ao perder elétrons sofre oxidação e o que recebe esses elétrons sofre redução.

Como é medido o ORP?

Quando o ORP está sendo medido, o número fornecido é exibido como milivolts ou mV. Oxidantes como ácido nítrico ou ácido sulfúrico sempre serão exibidos com um valor positivo de ORP. Agentes redutores como magnésio, sódio e alumínio sempre têm um valor negativo para ORP. 

Uma leitura positiva em um medidor de ORP significa que a substância é um agente oxidante; e uma leitura negativa indica que a substância é um agente redutor.

A medição do potencial de redução de oxidação é muito importante para uma ampla gama de aplicações e para determinar quais reações ocorrerão na água. É importante medir os níveis de ORP para aplicações como aquicultura, torres de resfriamento, piscinas, banheiras de hidromassagem, desinfecção de água e esterilização de água.

Ao desinfetar piscinas ou torres de resfriamento, a medição de ORP é necessária para controlar efetivamente o processo de desinfecção e garantir que ele esteja progredindo sem problemas.

A medição fornecida não indica a concentração na água. Essa medição é projetada para indicar atividade na água.

No caso de desinfecção em uma torre de resfriamento, um sensor ORP pode ser usado para determinar se o agente desinfetante está decompondo os contaminantes corretamente. No entanto, há momentos em que o sensor ORP fornecerá uma leitura de concentração indireta, o que ocorre quando há apenas uma espécie ativa na água.

Se a água da sua piscina é composta exclusivamente de cloro, por exemplo, e está muito limpa, a medida que você recebe será relacionada indiretamente à concentração de cloro da água da piscina, por esse motivo, alguns operadores utilizam sensor de ORP no lugar de sensor de cloro, pois é uma opção de baixo custo e funcional, apesar de ser necessário um conhecimento sobre como relacionar o mV do ORP com o mg/L da concentração de cloro.Em casos de leitura de cloro zero, sensores de cloro podem não ser indicados, nesses casos o sensor de ORP é ideal.

Quando você está pensando em selecionar um sensor ORP para sua torre de resfriamento, piscina ou outro aplicativo, existem vários tipos diferentes de sensores ORP que você pode selecionar, que incluem sensores de laboratório, sensores de processo e sensores de diferenciação.

Uma medição de ORP é necessária porque permite medir uma ampla variedade de processos. A aplicação mais comum para medição de ORP envolve a desinfecção da água com oxidantes fortes como bromo ou cloro. ORP também pode ser usado para monitorar processos como a destruição de cianeto e cromato e para a produção de alvejante

Relação com a medição de cloro

A medição de ORP tem sido usada com sucesso para monitoramento de cloro livre no tratamento de águas residuais, controle de torre de resfriamento e água para desinfecção. É eficaz em áreas de alta manutenção onde o acúmulo de sólidos pode causar incrustação de sensores de cloro do tipo membrana.

As medições de ORP não são uma medição direta de cloro. Ele apenas fornece informações sobre o nível geral de saneamento da água, uma vez que o cloro não é o único fator que contribui para os níveis de ORP. Desta forma, as medições de ORP não podem ser confundidas com medições diretas de partes por milhão (ppm) de cloro.

O excesso de cloro no efluente de águas residuais resultará em um grande valor positivo e a presença de sulfeto de hidrogênio resultará em um grande valor negativo.

Tratamento de água de piscinas

Quando você adiciona cloro a uma piscina, o cloro libera seu próprio excesso de elétrons para neutralizar ou oxidar bactérias potencialmente nocivas. Os elétrons ativos do cloro aumentam o nível de ORP da água, neutralizando assim os contaminantes.

Para piscinas e spas clorados, uma leitura segura de ORP é geralmente entre 650 milivolts (mV) e 750 mV.

No caso de tratamento da água de piscinas, os níveis de ORP geralmente podem ser ajustados adicionando mais cloro ativo à água para aumentar seu potencial antioxidante. 

Quase todos os equipamentos para manutenção da qualidade da água de piscina funcionam na base da leitura e controle do nível de ORP.

A ProMinent oferece para diversas aplicações não só sensores de ORP mas também um tipo especial de sensor de cloro, o CLB, que possui baixo custo como o de ORP e já proporciona a medição de cloro em ppm ou mg/L. Outros sensores de cloro por íon seletivo são parte dos produtos ProMinent com mais tecnologia e valor agregado.

Tratamento de água em indústrias

Além de serem usados ​​para monitorar a qualidade da água em piscinas cloradas, os medidores ORP são amplamente utilizados nas indústrias de processamento de alimentos e tratamento de água para garantir que a água esteja livre de contaminantes e segura para utilização fabril ou consumo humano.

O ORP pode ser utilizado para rastrear a poluição metálica em águas subterrâneas ou superficiais ou para determinar o teor de cloro do efluente de águas residuais.

Concluindo

A medição da concentração de cloro indicada por ppm (parte por milhão) ou por mg/L (miligrama por litro) é uma forma quantitativa direta da medição de cloro; e no caso da medição de ORP em mV (milivolt), é uma forma indireta que relaciona-se também com a quantidade da concentração de cloro na água.

O Potencial de Oxidação-Redução (ORP) mede as propriedades oxidantes de qualquer sanitizante (cloro) presente na água. Quando o cloro está livre para oxidar, os sensores geram uma leitura em milivolts, expressa como ORP. Se o cloro não estiver livre e disponível, uma leitura de milivolts não será gerada. 

Sendo assim, tanto os sensores de cloro livre quanto os sensores de ORP indicam (um de forma direta e o outro de forma indireta) se o cloro na água está dosado o suficiente ou não para cumprir sua função de oxidante e combater microrganismos indesejados.

O ORP indica o poder desinfetante de inativar micro-organismos e de oxidar materiais orgânicos. Uma alta leitura de mV indica uma maior potência de oxidar e desinfetar. Quando há uma queda na resposta do sensor de ORP, é necessário dosar mais cloro para combater os contaminantes.

Como a desinfecção com cloro é um processo de oxidação, o ORP pode nos dizer se as condições da água são favoráveis ​​à desinfecção. 

A medição de ORP é o método mais comum e o mais barato disponível para monitoramento de água.

A ProMinent dispõe de uma linha de produtos de ponta, uma vasta seleção de sensores como solução para a sua tarefa de medição. Estendendo-se das aplicações mais simples no tratamento de água até águas de processo industriais com elevados requisitos relativamente à temperatura, pressão, compatibilidade de contaminação e resistência química. Seguindo os mais rígidos controles de qualidade.

Nossos especialistas estão à sua disposição!

Entre em contato: (11) 3192-2932 | prominent-br@prominent.com

CONHEÇA TAMBÉM

TECNOLOGIA DE DOSAGEM

TECNOLOGIA DE PROCESSO

TECNOLOGIA DE MEDIÇÃO E CONTROLE

TECNOLOGIA DE TRATAMENTO E DESINFECÇÃO DE ÁGUA

4 Comments

  1. Waldemar da silva 4 de março de 2023 at 17:29 - Reply

    Minha água de poço o Redox da -79
    Isso é sinal que não existe contaminação?

    • prominent 15 de setembro de 2023 at 10:09 - Reply

      Olá, Waldemar!

      O ORP não é suficiente para garantir que o poço estaria sem contaminação. A medição de ORP é um dos fatores que podemos acompanhar para dosagem de cloro com o intuito de manter a segurança da potabilidade na caixa d’água, mas isso é feito fora do poço, após a sucção da água pelas bombas de transferência.

      Para saber se seu poço está sem contaminação é necessário uma amostragem de sua água para envio a um laboratório que realize análise microbiológica e de outros fatores da portaria de potabilidade.

  2. Julio Holanda 4 de outubro de 2023 at 16:46 - Reply

    Boa tarde
    Gostaria de receber maus informações sobre os medidores ORP e CLB.
    Pretendo adquirir kit para monitorar água de piscina.
    Peço também preços desses dois instrumentos.
    Sds

  3. Rafael 26 de outubro de 2023 at 18:25 - Reply

    No caso de piscinas que utilizam ionizador de cobre os niveis de orp servem da mesma maneira que o cloro? Não estou encontrando associações entre os dois casos, mesmo com o aumento no uso de ionizador de piscinas.

Leave A Comment

Ir ao Topo