O que fazem os amortecedores de pulsação?
De uma maneira bem sintética, estes equipamentos estabilizam o fluxo e a pressão de circuitos com bombas volumétricas ou dosadoras. Sua principal função é assegurar a redução da pulsação produzida quando em funcionamento e suavizar o fluxo e respectiva pressão de descarga, como explicado a seguir.
Continue a leitura!
Como funcionam?
Existem amortecedores de pulsação com diferentes tipos de construção, tais como: reservatório de diafragma, amortecedor inline, acumulador de bexiga e outros.
Eles podem ser usados com uma variedade de bombas de deslocamento positivo que normalmente geram um fluxo pulsante (bombas de diafragma, bombas peristálticas, bombas de pistão etc.).
O amortecedor de pulsações é utilizado em dosagens com poucas pulsações e para a redução da resistência de passagem em linhas de dosagem extensas, além de se adequar de forma excelente a meios viscosos.
No caso dos amortecedores alimentados a gás, o seu funcionamento está atrelado ao ar comprimido ou gases como o nitrogênio, que uma vez introduzido na câmara de contrapressão, criam uma almofada pneumática de amortecimento que se autoajusta conforme a tensão exercida pelo pulso de pressão do fluido gerado pela bomba dosadora.
Os amortecedores desempenham importante função operacional, de modo a garantir uma vazão precisa, linear, contínua e não pulsada, suave e sem provocar vibrações no sistema, ou algo que seja considerado o mínimo possível e aceitável. Funcionam como os amortecedores de um carro, amenizando oscilações, amortecendo choques hidráulicos, ruídos etc.
Amortecedores de pulsação podem ser adquiridos em uma variedade de formas, tamanhos e designs, incluindo a compatibilidade química com o fluido dosado. Por isso, é muito importante dimensionar o tipo em função de sua aplicação específica.
Em caso de dimensionamento incorreto, como o uso de materiais incompatíveis, isso pode causar perigo ao equipamento, ao sistema e às pessoas.
Dois tipos principais de amortecedores de pulsação de bomba no mercado são: amortecedor de pulsação ativa e amortecedor de pulsação passiva:
O amortecedor de pulsação ativa funciona ajustando-se sua saída com base nas alterações de pressão e fluxo de ar feitas pela bomba de diafragma. Fornece uma pressão igual à pulsação fornecida pela bomba.
O amortecedor de pulsação passivo, por sua vez, exige que o operador o carregue previamente para calibrá-lo de acordo com a pressão de linha da descarga da bomba. E quando a pressão muda, é necessário um novo pré-carregamento para se adequar à nova pressão.
Os amortecedores de pulsação e a dosagem de fluidos
Com os amortecedores de pulsação, os líquidos fluem com dosagens adequadas e sem danificar o processo, equilibrando a vibração.
O que causa essa pulsação?
Vale mencionar, em complemento, que pela lei da inércia, um objeto em movimento permanecerá em movimento a menos que uma força externa aja sobre ele.
Às vezes, essas forças são ríspidas, como quando vemos um ovo caindo ao chão, e às vezes são suaves, como quando vemos o mesmo ovo caindo em um colchão de espuma. Quando a força é forte ou repentina, é mais provável que ocorram danos. Os fluidos têm as mesmas propriedades. Quando estão em movimento, têm inércia. É necessária uma força externa para mudar a direção do fluido.
Por exemplo, em bombas peristálticas, a pulsação é causada quando o fluido entra no cabeçote e fica preso entre dois rolos. Ele cria uma espécie de travesseiro e é seguido por um vazio. Quando esses travesseiros e vazios se alternam, faz com que o fluxo de fluido deixe de ser suave e o faça pulsar.
Então, uma das maneiras mais comuns de linearizar essa pulsação do fluxo da bomba, na maioria delas, é instalar um amortecedor de pulsação.
Onde são mais usados?
Os amortecedores de pulsação são usados, por exemplo, onde uma bomba de deslocamento positivo descarrega o fluxo de maneira instável e o pulso não é desejado para o sistema de tubulação.
Principais benefícios
Entre os principais benefícios, vale citar:
- Minimiza/elimina pulsações em benefício do equipamento.
- Protege as soldas e suportes de tubos e componentes do sistema contra danos devido à pressão.
- Limita as vibrações da bomba, garantindo o melhor desempenho de eficiência.
- Reduz os efeitos da carga na bomba.
- Reduz os efeitos do golpe de aríete na tubulação.
- Preserva a eficiência e a duração de quaisquer filtros.
- Reduz a poluição sonora resultante da operação da bomba.
- Prolonga a vida útil de todo o sistema.
- Reduz custos com a manutenção da bomba.
- Menor investimento.
Concluindo…
Amortecedor de pulsação é um equipamento que apresenta grande versatilidade, conforme sua aplicação em toda a indústria de processo – seja em sistemas hidráulicos, em processos de transformação química, nos setores petroquímico, na indústria de petróleo e gás, na mineração e outros
A ProMinent possui uma linha de amortecedores de pulsação para trazer estes e outros benefícios ao seu sistema de dosagem.
Confira:
Amortecedor de pulsações para bombas dosadoras motorizadas
Amortecedores de pulsação / acumulador diafragma para bombas dosadoras de baixa pressão
https://mkt.prominent.com.br/lp-tecnologia-de-processo
ProMinent – soluções sob medida e confiabilidade comprovada em suas aplicações!