Antes de falar em água de poço, vamos comentar um pouquinho sobre os tipos de poços para captação de água.
Tipos de poços
Há dois tipos de poços, os simples e os tubulares e profundos e, neste último tipo, há subtipos.
Poços simples
Trata-se de uma perfuração feita manualmente e de baixo custo, até atingir o lençol freático que é a primeira reserva de água, ainda próxima da superfície, algo em torno de 20 metros. Encontra-se nesse limite uma água normalmente imprópria para o consumo humano, com pouca vazão, a ponto de correr o risco de secar.
Poços tubulares profundos
Estes são mais seguros e dependem de especialistas para a respectiva perfuração. Esses profissionais devem ser credenciados pelo CREA.
Os poços tubulares podem ter uma profundidade variada entre 20 a 2.000 metros. Em geral, a água encontrada em poços profundos é de boa qualidade, própria para o consumo humano (após a desinfecção com cloro, por exemplo) e a vazão também é maior e varia, mas raramente é interrompida.
Quanto à questão do custo, quanto mais profundo o poço, maior o investimento, envolvendo, inclusive, responsabilidade ambiental e sanitária, além de autorização para sua perfuração e uso.
Poço semi artesiano e artesiano
Quanto aos subtipos, temos:
- Poço semi artesiano: precisa de um sistema de bombeamento (profundidade: entre 20 e 60 metros).
- Poço artesiano: a água jorra naturalmente do solo, embora há casos em que a vazão é baixa e acaba sendo necessário instalar um sistema de bombeamento (profundidade a partir de 100 metros)
Os poços artesianos captam a água de fendas, podendo encontrar formações rochosas, chamadas de consolidadas ou cristalinas, que é o ponto de perfuração considerado de fácil.
Já os sedimentares são as formações de rocha inconsolidada, os conhecidos aquíferos, que dão mais trabalho para perfurar e necessitam de filtros devido à instabilidade desse tipo de rocha.
Há também o poço misto, que não é muito comum e é pouco recomendado, por combinar as formações rochosas consolidadas e inconsolidadas, resultando numa captação de água mista, pelo encontro dessas duas formações.
Essas perfurações são diferentes por levarem em conta a geologia do local a ser perfurado, a aplicação, se é para consumo humano ou não, e o investimento que a pessoa quer fazer em um poço comum ou tubular profundo.
Água de Poço
A água de poço é subterrânea e nem toda água encontrada é pura e apropriada para o consumo humano.
Deve-se prestar atenção à legislação (exemplo: a Portaria de Consolidação nº 5 de 2017), ao que se considera para a água ser declarada apropriada, conforme padrões de potabilidade para consumo humano.
Como o caminho percorrido pela água de um poço pode resultar em altos índices de compostos como ferro, fluoreto, nitrato, magnésio, cálcio, entre outros, é necessário de realizar testes a fim de averiguar a sua potabilidade, como a análise físico-química completa, microbiológica, bacteriológica entre outras.
- Análise física: para checar temperatura, condutividade elétrica, sabor, odor, cor, turbidez, sólidos dissolvidos e sedimentáveis.
- Análise química: pH, alcalinidade, dureza, cloretos, nitrogênio, fósforo, fluoretos, oxigênio dissolvido, matéria orgânica, componentes orgânicos e inorgânicos, demanda química e bioquímica de oxigênio, ferro e manganês entre outros.
- Análise biológica: coliformes, algas e outros organismos patogênicos.
É recomendado o tratamento dessa água por meio de sistemas de filtração e cloração.
Vale ressaltar que mesmo que o poço apresente uma água límpida, sem cor ou cheiro, não se pode afirmar que é segura para consumo. Há perigos não visíveis aos olhos, possíveis de serem detectados apenas por meio das mencionadas análises.
Usos da água de poço
De acordo com a Sabesp, o Brasil é um grande consumidor de água subterrânea, sendo o Estado de São Paulo o maior usuário.
“O poço mais profundo que a Sabesp possui fica em Presidente Prudente. Ele tem 1.794,97 metros de profundidade e vazão de exploração de 110 litros por segundo.”
A água do poço artesiano pode ser usada para abastecimento residencial, urbano, rural e uso industrial.
Muitas empresas aderiram ao poço, assim como condomínios, donos de chácaras, sítios, fazendas, produtores rurais, a fim de garantir o abastecimento contínuo e minimizar os custos.
As águas de melhor qualidade são as que fluem em poços a partir dos 100 metros de profundidade, devido às suas características químicas, físicas e biológicas, como mencionado.
Os poços semiartesiano e caipira, com 20 a 60 metros, por exemplo, que são mais rasos, em geral não apresentam essa qualidade, principalmente quando se tem por perto pastagens, esgotos e outras situações que possam poluir o poço com coliformes, pesticidas, contaminantes entre outros.
Benefícios
- Fim de problemas com racionamento e falta de água em geral – ter água continuamente, sem o problema de racionamento de água por ser independente da rede pública.
- Economia – promove economia em relação ao consumo de água da rede pública.
- Qualidade – geralmente é uma água de qualidade (caso dos poços profundos), desde que aplicados todos os cuidados para desinfecção.
- Valorização do empreendimento – um poço traz para o seu empreendimento vários benefícios, o que também leva à valorização do terreno.
Concluindo
O teste da água do poço é único e exclusivo, uma vez que cada poço e seu lençol freático têm suas próprias características.
Em geral, a água pode ser consumida após tratamento de desinfecção com cloro, sendo passível de testes para averiguar suas condições de modo a atender determinações legais, uma vez que água cristalina não quer dizer água potável.
Em termos de qualidade, o cloro é o principal produto de um processo de desinfecção, principalmente no caso de poços. É o desinfetante utilizado para combater agentes causadores de doenças, entre outros problemas.
A maior importância da cloração é primar pela saúde dos seus consumidores, pela qualidade da água. E para essa cloração são usadas bombas dosadoras apropriadas, sensores de cloro, pH e condutividade, controladores inteligentes, automatizando e maximizando os benefícios do poço, garantindo sua segurança para consumo humano. A ProMinent é especialista em equipamentos para tratamento de água, inclusive de água de poço.
Você tem um poço?
Entre em contato com a ProMinent e saiba como podemos ser parceiros para conduzir o tratamento da água do seu poço para que você possa tirar o melhor proveito dele: (11) 3192-2932 ou CLIQUE AQUI
Aproveite e cadastre-se para receber nossa Newsletter.