Cloração é uma das técnicas mais usuais e conhecidas para purificar a água dos poços artesianos.
Em muitas empresas, condomínios e em vários tipos de propriedades são instalados poços, visando à economia, uma alternativa para evitar a falta de água em épocas de estiagem e racionamento, entre outros benefícios.
Sobre essas importantes fontes alternativas de abastecimento de água, a portaria 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, levantou uma preocupação e teceu medidas para o controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade.
Cloração para quê?
Para quê? Para sua saúde e para que você possa consumir uma água com qualidade e tirar o melhor proveito, em todos os sentidos, desse investimento.
A cloração e outros cuidados servem para evitar a possibilidade de doenças causadas pela presença de bactérias, vírus, fungos, protozoários e tantos outros elementos que tornam a água imprópria para o consumo humano.
Independentemente da sua localização, profundidade e outros detalhes, não menos importantes, a legislação é clara sobre ter e fazer uso de uma água segura. Sem correr riscos de contaminação e proliferação de doenças.
No que consiste a cloração e como proceder?
Toda água de Poço deve passar por um sistema de filtração e desinfecção (cloração) e ter sua qualidade monitorada por análises de água.
Antes da cloração, a primeira medida é a análise laboratorial completa da água e mediante o resultado é avaliada a maneira mais adequada e eficiente de tratar a água do poço.
Deve-se proceder de maneira profissional, sob orientação de quem sabe o que deve ser feito, pois há uma dosagem adequada, uma forma correta de fazer. Não acatar o procedimento pode promover um grande estrago à saúde e ao seu bolso.
O excesso de cloro – a medida errada – afeta a saúde, podendo, inclusive, colocar a vida em risco. Por esse motivo é tão fundamental a dosagem baseada numa análise constante do residual de cloro.
Cloração é o processo de dosar algum produto químico com cloro (seja solução de hipoclorito de sódio, hipoclorito de cálcio, produto de eletrólise, cloro orgânico, derivados de ácido cianúrico entre outros) à água de consumo com o objetivo de gerar o cloro residual livre.
Essa cloração pode ser feita manualmente ou de maneira automatizada para eliminar microrganismos patogênicos que possam estar contidos na água (tanto os microrganismos existentes quanto impedir que eles surjam e se multipliquem).
A cloração quando feita por sistema automatizado garante o residual (ppm) conforme a necessidade do processo. Para isso, um analisador online de cloro (através de um sensor) mede a quantidade de cloro livre na água e (através de um controlador) comanda uma bomba dosadora de hipoclorito (ou outro químico clorado). Dessa forma o processo torna-se mais fácil e mais seguro que a dosagem manual, pois garante a periodicidade e permite que alarmes sejam acionados caso o valor de cloro livre fique abaixo ou acima do especificado.
É importante fixar um plano de manutenção preventiva de modo a preservar a qualidade da água e o poço em relação a possíveis danos. Não espere que algum problema aconteça para tomar as medidas cabíveis.
Quais são as vantagens?
A primeira vantagem é proporcionar qualidade à água e otimizar a vida útil de todo o sistema.
Também podemos citar:
- Adotar um sistema automático confere com exatidão a dosagem de desinfetante a ser adicionado à água.
- A automatização do processo de cloração garante uma regulagem de acordo com a vazão do poço.
- O sistema se compõe de equipamento compacto e de fácil instalação e aplicação.
- O sistema funciona como barreira para os contaminantes.
- Com a instalação de um poço, com o tratamento da água, realização de manutenções e outros cuidados, a economia proporcionada pode ser bastante expressiva.
Soluções ProMinent
A ProMinent e seus especialistas, em suas soluções, aplicações, produtos e serviços criaram um sistema específico de suporte e aplicação.
O espectro abrange desde bombas dosadoras para todas as faixas de capacidade, a técnica de medição e regulagem, até sistemas de medição e controle de cloro e outros parâmetros e processos de desinfecção usuais. (Saiba+)
Oferecemos diversos equipamentos para a desinfecção em diferentes fases do seu processo e combinamos várias tecnologias atuais.
A ProMinent transforma a água em água potável higienicamente perfeita, com sistemas e componentes eficazes, que estão pré-montados, prontos para a operação, ou que podem ser configurados individualmente.
Fornecemos soluções completas, eficientes, seguras e de alto desempenho. Garantimos naturalmente suporte técnico com cobertura global.
Entre em contato com a ProMinent e saiba como podemos ser parceiros para fornecer os melhores equipamentos para conduzir o tratamento da água do seu poço e que você possa tirar o melhor proveito dele: (11) 3192-2932 ou CLIQUE AQUI
Aproveite e cadastre-se para receber nossa Newsletter.