março 7, 2022

A importância da cloração em água de poço

A água é um dos elementos da natureza essenciais à vida, devendo ser tratada para consumo humano. 

Água e cloro é uma combinação praticada há muito tempo pelas pessoas. 

Um cuidado que visa à desinfecção da água para torná-la potável para o consumo, evitando a proliferação de bactérias, contaminação e doenças.

Água potável e saneamento são direitos. Porém, em pleno século XXI, é alarmante o fato de muita gente ainda não ter acesso à água tratada e sobreviver a um saneamento básico extremamente precário ou inexistente.

Muitas empresas, condomínios, muitas pessoas em suas propriedades instalam poços, como forma de economia, para não ficar sem água em épocas de estiagem e racionamento, entre outros benefícios. 

Continue a leitura, pois este artigo foi produzido para dar uma visão geral sobre a importância da cloração em água de poço, seu tratamento e potabilidade para consumo.

Qualidade da água para consumo

Qualidade da água para consumo

Recentemente, foi publicada uma portaria alterando termos de portarias anteriores e dispondo sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, em vigor desde maio de 2021.

Portarias estas que se destinam aos responsáveis pelas concessionárias de  sistemas de abastecimento de água e aos responsáveis pelos sistemas de abastecimento alternativo, como poços artesianos. 

Ou seja, para quem fornece o produto/serviço e não para os consumidores, os quais devem monitorar e prezar pela qualidade do fornecimento.

Em termos de qualidade, o cloro é o principal produto de um processo de desinfecção, principalmente no caso de poços. É o desinfetante utilizado para combater agentes causadores de doenças, entre outros problemas.

E “Assim como acontece nos reservatórios superficiais, existe um tratamento adequado e o devido controle sanitário no tratamento da água nos poços profundos.”, explica a Sabesp, que não recomenda a utilização de poços ilegais. 

Um poço, para ser perfurado, necessita de licença, outorga e autorização, análises e tratamento adequado, a fim de garantir a qualidade e a potabilidade da água. 

Esta é a maneira correta para ter segurança desde a perfuração ao consumo, e tirar o melhor proveito desse investimento, que não é pouco!

Importante frisar que “poços ilegais como fontes alternativas de abastecimento” não são recomendáveis porque “Além de não possuírem registro e autorização do Governo, em muitos casos não há o controle de qualidade exigido pelo Ministério da Saúde, trazendo graves riscos à saúde pública.

Saiba, a seguir, a importância do processo de cloração.

Importância da cloração em poços

Importância da cloração em poços

Poços artesianos são fontes alternativas de abastecimento de água. Embora esta água extraída dos lençóis freáticos, geralmente, apresente baixo índice de impurezas e qualidade, é também passível de contaminação.

De modo de oferecer potabilidade, a cloração não deve faltar, pois a primeira coisa a destacar no processo é a necessidade de evitar problemas de saúde, provendo qualidade à água que será consumida.

Para isso, da implantação à manutenção, deve-se contratar uma empresa especialista, pois estas seguem a legislação e tecnicamente garantem a perfuração correta, realizam os testes indispensáveis para análise da água e definem o tratamento adequado, tal como a cloração. 

Não é um processo tão simples quanto pode parecer, por um importante detalhe: o excesso de cloro, pois a medida errada afeta a saúde. Deste modo, utilizar soluções não aprovadas pelo Ministério da Saúde significa colocar a vida em risco.

Quem tem um poço artesiano sabe a economia que gera a obtenção dessa água vinda de metros e metros abaixo da superfície, entre rochas e terra, o lençol freático. 

Contudo, é importante analisar esta água subterrânea, o solo e planejar as manutenções – preventivas e corretivas – e, assim, garantir uma fonte de água permanentemente limpa. 

A manutenção preventiva de poços artesianos garante a qualidade da água e preserva o poço de possíveis danos, ou seja, é feita antes que algum problema aconteça. 

Já a manutenção corretiva, esta é realizada mediante a ocorrência de alguma falha, quando algo já impede o funcionamento normal do sistema, de modo a restaurar sua capacidade produtiva.

Com a cloração são eliminadas impurezas orgânicas e inorgânicas, impedindo que se multipliquem, por mínimas que sejam. Além disso, a manutenção garante o bom funcionamento do poço e vida útil dos equipamentos nele instalados. 

Como é realizada a cloração?

Como é realizada a cloração?

Cloração é a solução de hipoclorito de sódio adicionado à água de consumo com o objetivo de gerar o cloro residual livre. E essa cloração pode ser feita manualmente ou de maneira automatizada. 

Usuários contam com alternativas modernas para desinfecção com cloro. 

Quando se faz por meio de sistema automatizado, é instalada uma bomba dosadora que é comandada por um analisador online de cloro, este sistema faz então a injeção ideal de hipoclorito de acordo com a necessidade do processo e residual (ppm) medido.

A cloração automatizada aumenta o grau de segurança e precisão na dosagem para a desinfecção contínua da água. A substância é lançada quando a água é bombeada. Por isso otimiza o custo-benefício.

A periodicidade deve ser recomendada por um especialista. Em geral, deve ser feita a cada ano, pelo menos, e realizados testes de qualidade, para saber se há bactérias, coloração, sabor, cheiro, entre outras possíveis alterações.

No caso da água de poços semiartesianos, por estarem mais perto da superfície, aumenta os riscos à saúde, a manutenção recomendada é mensal. 

Recomendações adicionais

Recomendações adicionais

É preciso ficar em alerta com relação a duas substâncias que em excesso representam problemas e podem tornar a água imprópria: o manganês e o ferro, entre outras, que em excesso podem prejudicar a saúde de quem a consome, gradativamente.

Vale ressaltar, inclusive, que pode ser necessária a instalação de um filtro, por esse motivo. De uma tecnologia apropriada para reduzir tais níveis. Especialistas, mediante testes, poderão indicar o melhor sistema abrandador. 

Há situações que precisam ser avaliadas tecnicamente, podendo ser tratadas para que a água possa ser consumida.

Entre essas situações, temos: nível de pH, presença de alumínio, nitrato, nitrito, gosto amargo, metálico, odor, coloração, alto nível de fluoreto e outros elementos prejudiciais à saúde se não tratados, equilibrados e mantidos em níveis aceitáveis pelos órgãos de regulação. 

Concluindo

Donos de poços devem instalar equipamentos que trabalhem na dosagem correta de cloro, uma vez que essa medida é primordial para garantir a qualidade e a potabilidade da água a ser consumida por humanos e animais.

Para a cloração, existem bombas dosadoras apropriadas, que são as mais recomendadas para o processo, automatizando e maximizando o investimento, de modo que se possa tirar o melhor proveito dele.

Em todos os casos, da instalação à manutenção preventiva e corretiva, passando pelas análises, diagnósticos e soluções, recomenda-se a contratação de especialistas, assegurando que a legislação seja respeitada, a fim de não correr riscos, que podem e devem ser evitados.

A importância maior da cloração em água de poço, portanto, é primar pela saúde dos seus consumidores, pela qualidade da água, garantindo potabilidade para uso por humanos e animais.

Quer saber mais?
Clique aqui entre em contato com a equipe ProMinent pelo nosso portal e veja como podemos formar essa parceria assertiva para o tratamento e desinfecção de água utilizada pela sua indústria. Telefone: (+55 11 4750-1162) ou encaminhe um email para: prominent-br@prominent.com

CONHEÇA TAMBÉM

TECNOLOGIA DE DOSAGEM

TECNOLOGIA DE PROCESSO

TECNOLOGIA DE MEDIÇÃO E CONTROLE

TECNOLOGIA DE TRATAMENTO E DESINFECÇÃO DE ÁGUA

Leave A Comment

Ir ao Topo